De acordo com o site oficial do governo japonês a Sociedade 5.0 representa a quinta forma da sociedade em nossa história humana, seguindo cronologicamente a caça, a agricultura, a indústria e as informações.
A Quarta Revolução Industrial está criando novos valores e serviços, um após o outro, trazendo uma vida mais rica a todos. Deste modo, a Sociedade 5.0 é uma revolução sutil, pouco conhecida, que se inicia no Japão, e aos poucos toma corpo pelo mundo ( e sim, especialistas afirmam que a Pandemia COVID-19 antecipou alguns elementos e acontecimentos desta revolução social).
Em 2016, foi decretado pelo governo japonês o quinto Plano Básico de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de impulsionar a inovação e a internacionalização. Um dos pontos chave deste plano é evoluir de uma sociedade comum para uma sociedade superinteligente, trazendo à tona não somente pontos industriais e empresariais, mas também de vida comunitária.
Para entender de modo mais amplo a Sociedade 5.0 é importante compreender os fatores básicos das outras quatro sociedades denominadas.
- A primeira é a da sociedade de caça e coleta, onde tudo se inicia através do primeiro contato do ser humano com a natureza, o qual realiza toda criação e o cultivo a partir da sua própria existência.
- Posteriormente, a segunda é a sociedade da agricultura, onde pequenas cidades são formadas, pessoas passam a possuir residência fixa, deixando de ser nômades e realizam o plantio como forma de sustento. É neste momento que se inicia também o conceito de troca e compartilhamento.
- A terceira é a sociedade industrial, onde através do surgimento das máquinas a produção em massa passou a dominar as cidades, gerando novos empregos uma crescente revolução na formação social.
- Por último temos como quarta sociedade, a da informação, vigente até então, onde as informações chegam cada vez mais rápidas, e as tecnologias vão cada vez mais longe, com o advento prático de conceitos de internet das coisas, inteligência artificial, robótica, entre outros.
Diferente da indústria 4.0, em que o foco é melhorar a eficiência do processo industrial através de tecnologias interligadas e sensores de auto monitoramento, o plano da Sociedade 5.0 consiste em uso de tecnologias inteligentes a serviço da sociedade, levando em consideração as pessoas que ali vivem e como elas podem usufruir obtendo qualidade de vida. Em 2017, o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, declarou durante Conferência Internacional do Futuro na Ásia que a proposta da Sociedade 5.0 é obter rapidamente a solução mais adequada que atenda às necessidades de cada indivíduo.
Penso que é possível que você esteja se perguntando neste momento: “Em tempos de pandemia, com tantas desigualdades sociais e crises econômicas, assim como com a necessidade de inovação no comportamento humano e consequentemente na maneira de se fazer negócios, como são e serão as Empresas 5.0?”
Algo para todas e todos nós refletirmos e colocarmos em prática!
Texto de “Mariana Domitila & Nícolas Estevan”
Adaptação do artigo original- Ebook, 2020: DIFERENTES SOCIEDADES, DIFERENTES PERSPECTIVAS: VIVENDO TEMPOS DE INTERREGNO – Conheça: https://www.uniedusul.com.br/publicacao/trabalho-diversidade-e-consumo-um-percurso-pela-sociedade-contemporanea/